E3COM - Encontro Executivo de Estratégias em Compras

22 e 23 de Maio de 2018

Hotel Golden Tulip Paulista Plaza | São Paulo - SP

55 (11) 3266-3591

Agenda Completa

 

BLOCO 1 | ANÁLISE DE CENÁRIOS | CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL E PERSPECTIVAS DA ÁREA

O momento atual do setor frente ao contexto atual Brasileiro e Global e seus impactos para uma gestão estratégica da área de Compras: Tendências, Desafios e Oportunidades
09:00

ABERTURA E NETWORKING

Um momento inicial de interação e "quebra gelo" entre os participantes do encontro
09:00

MOMENTO 1 | CONCEITO

Considerando o conturbado cenário politico econômico que alterou a realidade das organizações nos últimos anos, não é novidade que a Área de Compras deve ocupar posição estratégica dentro das corporações. Fatores como redução nas margens de lucro e competividade acirrada, trouxeram o reconhecimento da capacidade da área de suprimentos, de influenciar diretamente no resultado financeiro dos negócios e consequentemente, em seu sucesso. Como grandes empresas tem lidado com este momento?

Confira neste bloco um overview sobre cenários e tendências que influenciarão na gestão estratégica da Área de Compras e conheça a experiência de 03 empresas que atentas a essas questões, focam seus esforços em atingir a tão desejada maturidade para setor em suas organizações.

Danilo Ferro (PRESENÇA CONFIRMADA)

Head of Procurement Brazil

PFIZER

Gabriella Marques (PRESENÇA CONFIRMADA)

Brazil Head of Procurement, Facilities & Corporate Real Estate

ZURICH SEGUROS

 

MODERAÇÃO

Flávio Picchi (PRESENÇA CONFIRMADA)

Vice-Presidente

LEAN INSTITUTE BRASIL

10:00

MOMENTO 2 | INTERATIVIDADE

Temas sugeridos para o debate e troca de ideias

- Novos desafios x Limitações do Setor de Compras no Brasil
- Transformações em Procurement: Qual é o perfil desejado atualmente dos profissionais de compras pelas organizações? Neste sentido, como formar e gerir um time estratégico?
- Estruturação da Área: Equipe própria? BPO? Consultorias Especializadas? Qual é o caminho mais adequado?
- Globalização e o Futuro do Setor: Como essa demanda influencia o Cenário de Compras em diferentes Segmentos? Que mudanças esperar?
- Crise Macroeconômica e a Área de Compras como Geradora de Saving: Como fazer mais com menos? O que o departamento de Compras tem feito para se reinventar neste sentido?

Vital Martins Filho (PRESENÇA CONFIRMADA)

Diretor

INESUP

11:00

COFFEE BREAK & NETWORKING

Intervalo oportuno para uma primeira interação entre os participantes após o início do projeto. Aproveite!
11:30

MOMENTO 3 | HANDS ON

Mapeando Cenários Internos e Externos e definindo Estratégias

Fazendo jus ao seu significado, o momento ‘’Hands On’’ fará com que os participantes coloquem a ‘’Mão na Massa’’. Através de dinâmicas práticas, aqui teremos o conceito aplicado na prática, por um especialista do setor.
12:30

ALMOÇO ENTRE OS PARTICIPANTES

Uma oportunidade de interação entre os participantes focada em acelerar networking, troca de informações e estabelecimento de parcerias!
 

BLOCO 2 | PLANO ESTRATÉGICO | A ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA EM LINHA COM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Decompondo Estratégias: Como desenvolver um Modelo Estratégico de Gestão Operacional no Departamento de Compras, alinhado aos Objetivos do Negócio?
14:00

MOMENTO 1 | CONCEITO

Confira aqui como 03 grandes empresas, de diferentes segmentos moldaram a estratégia de seu modelo operacional de trabalho no Departamento de Compras, frente aos objetivos do negócio. As apresentações seram baseadas em 03 pontos chave:

1. Escopo do Modelo Operacional do Departamento: Como esta desenhado? Qual foi a estratégia seguida? Quais foram os indicadores estabelecidos?

2. Tipos de Negociação em suas Aquisições: Qual o formato escolhido? Quais as diferentes tratativas e particularidades para compras Diretas e Indiretas?

3. Estratégia para o Gerenciamento de suas diferentes Carteira de Fornecedores: Como o processo de gestão foi estruturado? Como funciona na prática?

André Ventura (PRESENÇA CONFIRMADA)

Superintendente de Tesouraria e Suprimentos

CETIP

Alexandre Saddy (PRESENÇA CONFIRMADA)

Procurement Director - North Latam

Louis Dreyfus Company

 

MODERAÇÃO

Carlos Bauke (PRESENÇA CONFIRMADA)

Head of Procurement and Facilities

CVC BRASIL

15:00

MOMENTO 2 | INTERATIVIDADE

TEMAS SUGERIDOS PARA DEBATE E TROCA DE IDEIAS:

- Momento atual: Aumento de Produtividade x Redução das linhas de custo – Como adequar essa demanda a estratégia do departamento?
- Globalização: Compra de Bens e Serviços de forma Global, vale a pena? Quais as possívies vantagens e desafios aqui?
- Compras Descentralizadas x Centralizadas: Quais são os Prós e Contras de cada modelo, comparado ao momento atual do setor e das organizações?
- Fornecedores: Os parceiros tem acompanhado a nova postura do setor? Estão preparados para lidar com compradores estratégicos? Como esse fato altera essas relações?
- As Políticas de Compras estão atualizadas com base em tendências de Negociações Eletrônicas ou via internet?

Valdir Chiaroni (PRESENÇA CONFIRMADA)

Procurement General Manager

AZUL AIRLINES

Lafaiete Oliveira (PRESENÇA CONFIRMADA)

Supply Chain Director

BRIDGESTONE DO BRASIL

16:00

COFFEE BREAK & NETWORKING

Momento para troca de ideias e informações e fazer um apanhado do 1o. dia do evento
16:30

MOMENTO 3 | HANDS ON

Estabelecendo KPIs para uma Gestão Estratégica na Área de Compras

Fazendo jus ao seu significado, o momento ‘’Hands On’’ fará com que os participantes coloquem a ‘’Mão na Massa’’. Através de dinâmicas práticas, aqui teremos o conceito aplicado na prática, por um especialista do setor.

AJ Limão Ervilha (PRESENÇA CONFIRMADA)

Diretor Presidente

Lemon Tree Group

17:30

ENCERRAMENTO DO DIA 1 DO E3COM